APEGO AO CARGO

90% dos deputados tentam reeleição na Assembleia e 75% à Câmara; veja nomes

As eleições de 2026 devem representar poucas mudanças em relação à composição atual na Assembleia Legislativa


Por Redação com GD/MT

img

Reprodução

As eleições de 2026 devem representar poucas mudanças em relação à composição atual na Assembleia Legislativa e bancada federal. Depois das convenções partidárias e da definição das chapas, o cenário político mostra a forte aposta dos parlamentares na continuidade dos mandatos.

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, dos 24 deputados, 23 confirmaram candidatura à reeleição, o que representa 95,8% da atual composição. A única exceção é Janaina Riva (MDB), que deixou a disputa proporcional para concorrer ao Senado.

 

Na Câmara dos Deputados, dos oito nomes que compõem atualmente a bancada mato-grossense, seis vão tentar renovar o mandato, o equivalente a 75%. José Medeiros (PL) disputa uma vaga no Senado, enquanto Fábio Garcia (União) foi confirmado como candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Otaviano Pivetta (Republicanos).

 

Com isso, apenas duas das oito cadeiras federais estarão obrigatoriamente livres para uma mudança de titularidade em 2027. 
 

Buscam a reeleição 

Nelson Barbudo (PL)
Rodrigo da Zaeli (PL)
Coronel Fernanda (PL)
Coronel Assis (União Brasil)
Juarez Costa (Republicanos)
Emanuelzinho (PSD)

 

Disputam outros cargos:

José Medeiros (PL) – candidato ao Senado
Fábio Garcia (União Brasil) – candidato a vice-governador

 

A configuração é diferente daquela projetada no início do ano, quando a expectativa era de que sete dos oito deputados tentassem a permanência na Câmara. A definição das chapas majoritárias alterou o cenário e retirou Fábio Garcia da disputa proporcional.

 

Na AL, quase tentam ficar 

Se na Câmara a taxa de permanência já é elevada, na Assembleia Legislativa o índice se aproxima da totalidade da Casa.

Dos 24 deputados estaduais, 23 foram confirmados como candidatos à reeleição. Janaina Riva é a única que mudou de projeto e disputará o Senado.

 

Buscam a reeleição:

Beto Dois a Um (Podemos)

Carlos Avallone (PSDB)

Chico Guarnieri (PRD)

Diego Guimarães (Republicanos)

Dilmar Dal Bosco (União Brasil)

Dr. Eugênio (Republicanos)

Dr. João (MDB)

Eduardo Botelho (MDB)

Elizeu Nascimento (PL)

Fabinho Tardin (Podemos)

Faissal Calil (PL)

Gilberto Cattani (PL)

Juca do Guaraná (PSDB)

Júlio Campos (União Brasil)

Lúdio Cabral (PT)

Max Russi (Podemos)

Nininho (Republicanos)

Paulo Araújo (Republicanos)

Sebastião Rezende (União Brasil)

Thiago Silva (MDB)

Valdir Barranco (PT)

Valmir Moretto (Republicanos)

Wilson Santos (PSD).

 

Disputa outro cargo:

Janaina Riva (MDB) – candidata ao Senado.

 

Com as chapas definidas após as convenções, os candidatos agora entram na fase inicial da disputa eleitoral. O primeiro turno das eleições de 2026 será realizado em 4 de outubro, quando os eleitores escolherão presidente, governador, dois senadores, deputados federais e deputados estaduais.

 

Caso haja necessidade de segundo turno para presidente ou governador, a votação ocorrerá em 25 de outubro. As datas estão previstas no calendário oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


EDUCAÇÃO E CULTURA

Jauru cria regras e proíbe conteúdos sexuais em apresentações nas escolas

Nova legislação estabelece regras para músicas, peças teatrais, filmes e atividades culturais, veta encenações de natureza sexual com crianças e adolescentes.


ELEIÇÕES 2026

Coronel Roveri tem maior percentual entre nomes do Podemos em pesquisa para deputado federal

Segundo levantamento do instituto Percent, o candidato aparece com 1,1% das intenções de voto na pesquisa espontânea.


SABOR QUE CONECTA

Novo Milênio participa da Expo Cáceres e aproxima marca dos consumidores

Estande ofereceu degustação de açúcar, pipoca doce e algodão-doce, com atrações para toda a família durante os três dias de evento.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.